• A exposição, em diferentes suportes, foi criada na residência da U.A. W.A.R. em Fevereiro de 2023 na Quinta das Relvas em Portugal como protesto contra a invasão russa. Através de uma Open Call, as cinco artistas foram seleccionadas entre mais de 100 candidatos altamente qualificadas.

    O grupo chama a atenção para a guerra em curso e para as atrocidades cometidas pela Rússia e apela à acção e à mudança. Ao explorar temas de memória, trauma e identidade nacional, inspirando-se na complexa história de colonialismo, guerra e convulsões políticas da Ucrânia, lembram-nos que a luta pelos valores universais dos direitos humanos, democracia e Estado de direito nunca deve ser abandonada.
    A agressão russa contra a Ucrânia não se limita à acção militar; estende-se a todos os níveis da sociedade ucraniana, procurando minar a identidade nacional e os valores dos ucranianos.
    Ao suprimir a cultura ucraniana, a rússia pretende afirmar o seu domínio e influência sobre a Ucrânia.
    Neste contexto, estes artistas utilizam a sua arte também para expressar a condição humana de esperança, a necessidade de protecção, memórias da infância e a crença na divindade, criando um valor que não pode ser sobrestimado.
    Com isto, estamos com a Ucrânia e o seu rico património cultural e as suas profundas tradições artísticas.

  • HALYNA ANDRUSENKO

    SOLOMIIA ORTYNSKA

    Anastasiia Podervianska  

    Polina Shcherbyna 

    OLGA STEIN 

     

  • Halyna Andrusenko

  • Halyna Andrusenko

    Nasceu em 1992. Vive e trabalha Kiev.

    Halyna trabalha com pintura, design gráfico, vídeo, e arte performativa.
    À medida que a guerra em grande escala se intensifica na Ucrânia, ela explora a reflecção da guerra sobre a forma das coisas e sobre o mundo à sua volta.
    Na sua série "Protected/Protegida", ela documenta a protecção dos monumentos culturais da Ucrânia e representa-os em novas imagens artísticas. O material em que as esculturas são envoltas parece regenerá-las, fazendo-as parecer novos objectos artísticos.
    Há uma transformação em novas formas nas quais a imagem da guerra aparece.

  • Solomiia Ortynska

  • Solomiia Ortynska

    Nasceu em 1997. Vive e trabalha em Lviv.

    Solomiia trabalha com óleo e tintas acrílicas, acrescentando linhas com lápis de cor, uma combinação que mostra o seu amor pelas linhas e traços. Abordando a luta psicológica no seu trabalho, ela esforça-se por encontrar um "lugar de força" - onde se possa reunir energia e continuar a andar. Para muitos este lugar é a sua casa. Como casa, como ela sabe que foi roubada, ela mudou o seu foco para memórias de infância que servem de abrigo para a criança interior.
    Ela vê as memórias da infância como um meio para reduzir o stress e melhorar a cura emocional.

  • Anastasiia Podervianska

  • Anastasiia Podervianska

    Nasceu em 1978. Vive e trabalha em Kiev.

    Anastasiia procura desafiar o estereótipo dos têxteis como meio decorativo e aplicado ao artesanato feminino, utilizando-o como meio para a arte contemporânea. Os seus painéis têxteis são cosidos a partir de remendos de toalhas e lenços de rendas bordados, criando visuais sofisticados e multicamadas através da combinação de várias técnicas. Ela usa o simbolismo como uma poderosa recordação da guerra em curso e do seu impacto na sociedade ucraniana.

  • Polina Shcherbyna

  • Polina Shcherbyna

    Nasceu em 1993. Vive e trabalha em Kiev.

    Polina expande o conceito e a percepção da pintura, que ela posiciona como um objecto. Ela trabalha com uma consciência de corporeidade através da anti-anatomia. Examinando a corporeidade na natureza, ela revela-a através da forma de uma árvore enquanto olha para a figura humana no círculo de questões antropológicas que giram em torno da "ecologia escura". A guerra desperta a sua sensação de perda, o valor da vida, e o medo da morte. Cada perda é a perda de todo o mundo. Ela vê-nos a todos juntos neste corpo. Ao lembrarmo-nos disto, damos uma oportunidade ao futuro.

  • Olga Stein

  • Olga Stein

    Nasceu em 1997. Vive e trabalha em Kiev.

    A arte de Olga é grandemente influenciada pela sua educação no campo do restauro e do trabalho com monumentos de arte. Como parte da sua residência em Portugal, Olga criou a série "Corpo no Templo", na qual a artista questiona o sistema do mundo antropocêntrico e da dissuasão nuclear. A artista acredita que todas as iniciativas internacionais criadas para evitar a guerra demonstraram a sua incapacidade para o fazer. Foi por isso que decidiu concentrar-se em encontrar uma estrutura alternativa com esperança. Inspirada pelas construções especiais das igrejas católicas, que nos fazem pensar no tamanho do homem em relação a Deus, Olga criou obras nas quais mergulha as suas personagens imperfeitas sob a cúpula da igreja. Embora o temor a Deus seja uma virtude cristã não frequentemente mencionada, é precisamente a isso que a artista se volta. Ela mostra ao espectador a procura do lugar certo para a relação entre o tamanho do corpo e o tamanho da vontade de Deus. Olga chama o observador à responsabilidade interna e acredita que esta é a única forma eficaz de restrição.

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